Implante Hormonal Bioabsorvível

Diferente dos tradicionais, não absorvíveis, que são tubos de silicone, com duração de 1 ano e que precisam ser retirados após esse período, os implantes bioabsorvíveis (pallets), são menores e tem duração que varia de 4 a 6 meses. Eles não necessitam ser retirados após esse período, já que serão degradados e absorvidos pelo organismo. As principais indicações são para terapias de reposição hormonal em mulheres e homens, e no tratamento de doenças ginecológicas como endometriose, cistos, miomas, enxaquecas, TPM, baixa de libido, dentre outras.

GESTRINONA

A gestrinona é um 19-nor-esteróide, anti-estrogênio e antiprogesterona usado por via oral no tratamento da endometriose e da miomatose. O composto tem efeito anabolizante e hemostático, sendo por isso também utilizado no tratamento da anemia. Outras patologias estrogênio-dependentes respondem bem à gestrinona, especialmente as mastopatias.

Sob a forma de implantes a gestrinona, assim como outros implantes hormonais, oferece a vantagem de não sofrer efeito de primeira passagem e ser liberada lentamente ao longo de um ano, inibindo a ovulação e a menstruação.

A gestrinona, além das indicações tradicionais como a endometriose e a miomatose, é indicada também para o tratamento da TPM, da adenomiose, da hipertrofia uterina, da baixa da libido, da perda de massa muscular e da massa óssea, revertendo, quando associada a estrogênio, a osteopenia ao fim de alguns meses. Os efeitos colaterais da gestrinona são observados mais nas mulheres jovens e refletem a sua ação androgênica.

A gestrinona, também associada ao estrogênio, pode ser utilizada em pacientes cuja reposição hormonal na menopausa com estradiol e testosterona está produzindo repetidamente espessamento de endométrio.

TESTOSTERONA

Nas mulheres a associação do estradiol com testosterona se faz habitualmente com base nos níveis sangüíneos de testosterona total. O número de implantes de testosterona varia, sempre que possível, em proporção com os implantes de estradiol.

Nos homens a reposição hormonal em homens com níveis baixos de testosterona também deve ser feita com base nos níveis sangüíneos da testosterona total. A testosterona livre deve igualmente ser dosada porque a principal alteração que se obtém após a aplicação dos implantes é na fração livre.

ESTRADIOL

A reposição hormonal com implantes de estradiol deve ser iniciada com base nos níveis sanguíneos do hormônio, obtidos na fase proliferativa do ciclo menstrual, de preferência entre o 10º e 12º dia.

Nas pacientes que encontram-se na menopausa, a dosagem deve ser feita alguns dias depois de suspenso qualquer outro tipo de reposição hormonal que esteja em uso. Nas pacientes com sintomas cujo nível de estradiol esteja acima de 80 pg/mL, não mais de quatro implantes devem ser inseridos.

A duração do efeito dos implantes em não-fumantes é cerca de um ano. Cada implante contendo 50 mg libera cerca de 4-5 mcg de estradiol por dia.

PROGESTERONA

Indicada em estados de deficiência de progesterona, na pré-menopausa e na reposição hormonal da menopausa como complemento à terapia com estrogênio.

Jacob & Paresoto

Rua Franklin Xavier 434 – Setor Central
CEP: 75503-070 – Itumbiara – GO

Contatos

© Dr. Rafael Jacob – Todos os direitos reservados